Webinar discute boas práticas municipais e implementação dos ODS

Voltado para gestores públicos e interessados no tema, evento abordará os desafios e os acertos na colaboração entre as instituições

A importância das parcerias entre Municípios e instituições de ensino e pesquisa na construção de políticas públicas em benefício da população nortearão o encontro online Diálogos UniverCidades: Municípios e universidades discutem boas práticas municipais e a implementação dos ODS, que acontece nesta quarta-feira (05).

Voltado para gestores públicos, acadêmicos e demais interessados em políticas públicas municipalistas, o evento abordará os desafios e os acertos no processo de colaboração entre universidades, centros de ensino e pesquisa e as administrações municipais.

Dividido em três momentos, o encontro também marca o lançamento dos guias de reaplicação dos projetos finalistas do Prêmio MuniCiência, ciclo 2019-2020, e da Plataforma UniverCidades, que oferece conteúdos para o fortalecimento de capacidades locais na implementação de políticas públicas.

O Projeto UniverCidades é desenvolvido pela CNM, com o apoio financeiro da União Europeia no Brasil.

O presidente da entidade, Glademir Aroldi, conduz a abertura do encontro que será transmitido pela plataforma Zoom e redes sociais. Os interessados podem confirmar a participação e conferir a programação aqui.

As inscrições são gratuitas e o participante que acompanhar o evento pela plataforma Zoom terá direito ao certificado, desde que assista ao menos 70% da programação do evento. Também será possível ter acesso ao encontro virtual pelo canal da TVPortalCNM no YouTube, mas nesse caso não haverá a opção de receber o certificado.

Alinhamentos e ODS

Na segunda etapa do encontro, Marcelo Credidio, gerente internacional sênior da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, vai relatar a experiência da instituição com o Poder Público local e o desenvolvimento de ações pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A universidade foi convidada para o evento por ser a primeira do ranking da Times Higher Education (THE), que avalia as instituições de ensino no mundo mais alinhadas aos ODS. O bate-papo com Credidio será mediado pelo consultor internacional da CNM, Augusto Mathias.

Universidades e gestores

Na última etapa dos Diálogos, representantes da área acadêmica abordam o papel das universidades, centros de ensino e pesquisa na construção de boas práticas municipalistas. Os desafios e os processos que envolvem os termos de colaboração entre a administração municipal e instituições da educação serão temas de um painel que contará com as participações do presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), Olgamir Ferreira; do presidente da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP), Edgilson Tavares; e do professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e Eduardo Gr, que vai representar a REDUni – Rede de Universidades Municipalistas Ibero Americanas.

Os obstáculos e os trâmites dessas parcerias também serão tratados do ponto de vista dos administradores públicos. “Será um momento de trocar experiências, apontar as principais dificuldades e encontrar possíveis caminhos para a implementação de políticas públicas que beneficiem a população”, explica a coordenadora do Projeto UniverCidades, Denise Bocorny Messias.

 

Com informações da ACM.