Wi-Fi Brasil em escolas públicas: governo anuncia ampliação de pontos de internet

Serão 10 mil pontos em escolas ativas em áreas rurais e 2 mil em áreas urbanas

O governo federal anunciou a instalação de 12 mil novos pontos de internet do Wi-Fi Brasil em escolas públicas. A instalação dos pontos começará ainda neste mês e será implementada pelo Ministério das Comunicações. O investimento previsto é de R$ 85 milhões por ano.

Dez mil pontos serão instalados em escolas ativas em áreas rurais e dois mil em áreas urbanas. Esse total mais que dobra o número de escolas conectadas pelo Wi-Fi Brasil. Até agora, 9.853 pontos de internet do programa estão em unidades de ensino, sendo 93% em áreas rurais. O trabalho ocorre em parceria entre o ministério, a Telebras e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

De acordo com o Ministério das Comunicações, há, atualmente, 14,5 mil escolas no país sem internet. Após os 12 mil pontos anunciados, apenas 2,5 mil continuarão a espera do sinal que deverá chegar no segundo semestre. A expectativa, de acordo com a pasta, é que no fim do ano 100% das escolas estejam conectadas.

Coordenado pelo Ministério das Comunicações, o Wi-Fi Brasil tem como objetivo levar conexão à internet via satélite, banda larga, gratuita, ilimitada e de alta velocidade, de forma a ampliar a inclusão digital e a conectividade em todo o país.

O programa tem duas modalidades, uma delas leva a internet a praças públicas com acesso livre e gratuito. A outra leva conectividade a instituições públicas, escolas, unidades de saúde, aldeias indígenas, comunidades quilombolas e assentamentos rurais.

 

Com informações do governo federal.